Prefeitura confirma caso de febre amarela em dono de chácara em Camanducaia, MG
09/01/2025
Segundo a prefeitura, em razão dessa confirmação, as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) já iniciaram o plano de ação contra a doença na região. Prefeitura confirma caso de febre amarela em dono de chácara em Camanducaia, MG
A Prefeitura de Camanducaia (MG) informou nesta quinta-feira (9) que foi confirmada a ocorrência de um caso de febre amarela em um homem de 65 anos que possui uma chácara localizada no Sul de Minas.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Este é o primeiro caso confirmado na cidade, de acordo com a prefeitura. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), é também o primeiro caso confirmado da doença no estado em 2025.
Ainda conforme a prefeitura, o homem de 65 anos é residente em São Paulo, mas possui uma propriedade rural que fica entre Camanducaia e Itapeva.
Vacina contra febre amarela
Rodrigo Nunes/MS
Após essa confirmação, a prefeitura reforçou um trabalho de conscientização e varredura para que mais pessoas possam ser vacinadas. Segundo a prefeitura, as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) já iniciaram o plano de ação contra a doença na região.
A prefeitura disse ainda que a vacinação é realizada imediatamente para todos que ainda não foram imunizados. Conforme a gestão municipal, as vacinas contra a doença estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde do município. Os postos de saúde funcionam de 8h às 17h.
"A orientação é que os munícipes procurem para tomar a vacina da febre amarela. Em todas as unidades de saúde nós temos a vacina. Nós estamos passando em cada residência também por área, inicialmente na área onde foi feita a notificação e posteriormente em todo município será feita essa visita presencial dos agentes em cada residência. Contudo, a gente pede que os moradores também venham às unidades, tragam as suas carteirinhas e tomem a vacina. A vacina é uma dose única", disse Vanessa Kassay, secretária de Saúde de Camanducaia.
Febre amarela
Conforme a SES-MG, a febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
Ainda segundo a SES, o vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti.
A pasta também informa que a maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas